Livro tese revela os maiores medos dos professores

Por Betto Ferreira


Com o título
Os medos dos pofesores... é só deles?, foi lançadao hoje um livro que aponta atualmente os sete principais medos dos professores. Segundo Luísa Cristina Fernandes, autora do livro, que resultou de sua tese de mestrado, "o nível salarial, a desmotivação escolar dos alunos e a indisciplina são três dos maiores medos dos professores".
Segundo a autora, com relação a desmotivação, os professores não entendem por que é que muitos dos alunos não prestam atenção aos que lhes é ensinado nas aulas e isso faz com que eles, professores, temam por não saber lidar com a situação. Juntas, de acordo com a autora, desmotivação e indisciplina, têm feito aumentar de forma considerável a violência nas escolas nos últimos anos, o que aumenta também o medo dos mestres de trabalhar longe de casa.
Para Luísa Fernandes, entre outros pontos interessantes que diz em seu livro-tese, "para que os alunos se motivem, os professores também precisam de estar motivados, contribuindo assim para o seu sucesso pessoal e para a sua realização profissional."

É possível imaginar a qual País do mundo a notícia acima se refere? Brasil, claro? Engano. A notícia, resumida evidentemente, refere-se a situação atual da educação em Portugal, Pais Europeu, e foi publicada ontem (27.05.08) pela Agência de Notícia Lusa. Apesar do sotaque diferente, vale a pena ler a matéria na integra. Cá prá nós, quem sabe nos sirva de reflexão em relação a situação do professor no Brasil.

Aperte cá.

Comentários

Mais lidas no blog

CRASE: um fenômeno lingüístico

Acentuação gráfica, para quê?

Sobre trabalho, dar aulas e resignação

A ferradura, o casco e os sapatos

Um carneiro e os outros