Postagens

Mostrando postagens de agosto 7, 2022

Educação e pandemia: oportunidade para a transgressão por meio da crítica*

Imagem
                                   A traição das imagens (1929) de René Magritte Conhecer o momento atual, em todos os seus aspectos (sociocultural e econômico), acaba por nos levar a conhecer também, e necessariamente, nosso passado, sobretudo o recente – eu diria pelo menos as quatro últimas décadas - o que nos levará a pensar, também, se a pandemia do Covid-19 foi ou não um acaso da história.             A meu ver, acaso ou não, a pandemia foi um golpe no sistema que historicamente pretende parecer-ser socialmente homogêneo. Testemunhamos mais uma vez que os acasos humanos, que nem sempre surgem em forma de catástrofes naturais, têm servido muito mais a uns (poucos) que a muitos outros – e aqui talvez resida a Pedagogia Cruel do Vírus, levantada por Boaventura de Sousa Santos. Novamente ratificamos em nosso tempo que somos uma sociedade de humanos historicamente dividida e afirmativamente exclusivista e seletiva – embora disfarçada, aqui e acolá, de plural e inclusiva. De um la