Sobre educação, medo e liberdade



Exceto pelo necessário domínio da matéria que ensinava (Português), e no saber fazer também, nunca me apeguei a ideia de autoridade em sala de aula. Nunca me dei bem com isso. Como professor, nunca coube nada em mim além do querer saber ensinar.

Continuo, por exemplo, sendo radicalmente contra a ideia de autoridade que transfere ao professor a competência de pôr ordem na sala. Isso foge totalmente a minha compreensão do que é ser professor. Quem sabe foi por isso que, depois de muito tempo (porque não punha ordem na sala) me acusaram de indisciplina um dia.

Convenhamos (ou não): todo professor tem mesmo o direito de ter orgulho de ser professor, e deixar isso bem claro (sem falsa moral nem modéstia, porque senão desparecemos). Mas é preciso não cair na tentação do engodo do poder de autoridade que nos seduz todo o tempo: “Sou eu quem manda aqui, ouviram? ”. Nem por medo, nem por pressão.

Saber ser professor eu diria é saber ensinar que, numa relação ensino-aprendizagem, ninguém manda. Muito menos ele, o professor. Quem manda é a combinação do querer ensinar com o querer aprender do outro. Se eu quero ensinar, devo me compor como quem quer ensinar. Se eu quero aprender, devo me compor para aprender.

É provável que muitos dos colegas professores se sirvam, em dado momento, dessa aparente competência de autoridade para pôr (ou impor) ordem em sala. Mas, creio eu, se assim fazem (se ainda assim fazem), fazem apenas por desespero diante da falta do querer aprender do outro. Não como estratégia didático-pedagógica.

Porque, no fundo, todos sabem que não funciona. Todos sabemos que o efeito surtido de toda autoridade (mesmo a de aparência), pode frustrar as expectativas: pode ser de medo e não de respeito (o não esperado e o esperado, respectivamente)

Em qualquer situação, autoridade demais para a ordem das coisas costuma pôr em risco as liberdades, inclusive a própria suposta autoridade (tanto a de quem acha ter como a de quem acredita que o outro é que tem) A meu ver, autoridade demais só serve à uma finalidade: a de concluir que as coisas não vão bem.

Erich Fromm, em O Medo à Liberdade, afirma que um dos principais medos do homem é o medo da evolução. Medo este que o companha desde o seu nascimento. Se não evolui (= cresce, avança, conhece, sai do ponto em que se encontra), avalia, o homem permanece “nascendo”. Nunca cresce.

Embora se refira ao mundo corporativo (o das grandes Companhias), acho que o que ele diz tem a ver com a educação escolar também. Sempre tem. A educação escolar carece de evoluir. Ser libertadora. Aquela que, segundo Freire, liberta das amarras dos medos. Com medo, ninguém aprende a ser livre. Com medo, tem-se apenas medo.

A psicologia também nos ensina sobre o assunto: o respeito como resultado do medo não é confiável, porque é embrutecedor (= tornar-se bruto, do latim brutus, que quer dizer o que é inerte, tolo, ingênuo). Por ser assim, um sentimento ingênuo e tolo que nos paralisa, o medo pode ser ruim até para quem o inventa, para quem o propaga. Respeitar pelo medo nem liberta nem é libertador, portanto.

A parada é dura. Eu sei. Mas, com ousadia e coragem, é possível lutar contra o medo que embrutece meninos e meninas em sala de aula. Como professor, cansei de ouvir coisas do tipo (de tudo que é lado, até de muita gente de fora da escola): “O senhor tem de pôr ordem na sala”, só na sua aula que tem essa bagunça”, “o senhor é ou não é um professor? ”

Proceder a intervenções como estas é um desafio e tanto, eu sei, porque, além de fatalistas (parece não haver saída), reforçam a noção equivocada de ser professor. Especialmente quando ditas por certos meninos e meninas (nunca eram todos, ainda bem) porque não sentia verdade nem ofensa quando eram ditas por eles. Era apenas manifestações ingênuas do embrutecimento (provocações).

Compreensível, em parte, já que eram meninos e meninas ainda. Pior se fossem adultos já feitos, repletos de outros medos. Adultos com medo de ver na luz. Uma tragédia (lembram-se de O Mito da Caverna?). Por isso, de vez em quando, não havia outro jeito senão arriscar. Era preciso livrá-los do embrutecimento enquanto era tempo. 

Era preciso torná-los livres da ingênua necessidade de que, em sala, quem manda é o professor. O professor tem de saber a matéria e ensiná-la certo (o que não é pouco). O resto, o querer aprender (o que também não é pouco), é com os alunos.

“Não precisem de mim para dizer como cada um de vocês tem de se comportar para ser bom aluno”. Eu dizia a eles. Era preciso ensiná-los a serem livre. O resultado parece obscuro porque demorado. Mas vale a pena.

Quando menino, eu provei muitas vezes da sensação de medo. Era medo de tudo que é tipo que me botavam. Mas o medo que mais tinha medo era o da autoridade demais. Quase me embruteci para sempre. Ainda bem que me tornei um professor.



Comentários

Mais lidas no blog

CRASE: um fenômeno lingüístico

Acentuação gráfica, para quê?

Sobre trabalho, dar aulas e resignação

A ferradura, o casco e os sapatos

Um carneiro e os outros