Novo livro do prof. Betto Ferreira aborda educação por meio de crônicas


Publicação independente com o selo da editora Uiclap, o livro Pedagogia da Indisciplina: crônicas de sala de aula reúne uma antologia de crônicas “supostamente pedagógicas”, conforme o próprio autor, o professor Betto Ferreira. 

A intenção não é ditar um manual de pedagogia (“longe disso”, diz), igual a muitos que existem à disposição do leitor, mas registrar certos fatos e ocorrências vivenciados dentro da sala de aula e no entorno dela, sem ser enfadonho no jeito de dizer.

Modéstia do autor à parte, as crônicas aqui reunidas não só não são enfadonhas como são literariamente ricas, tanto no estilo quanto no abordagem despretensiosa do assunto. E por mais que não seja esta a intenção, de forma simples e corajosa, dizem muito do ambiente escolar que temos no nosso país.

Além disso, a obra é particularmente interessante por trazer a visão do professor (a), quase nunca ouvido (em especial nos dias de hoje) e cujo valor social merece ser resgatado. "Não deixa de ser também uma homenagem aos professor e professoras", diz Ferreira.

Acaba por ser também (sem parecer ser, mas já sendo) motivadora para o debate sobre a educação escolar, em especial da escola pública, espaço vivenciado pelo autor.

O livro é vendido apenas na modalidade física e pode ser adquirido pela  loja virtual da editora Uiclap  ao valor de R$ 31,66. 


Comentários

Mais lidas no blog

CRASE: um fenômeno lingüístico

Acentuação gráfica, para quê?

Sobre trabalho, dar aulas e resignação

A ferradura, o casco e os sapatos

Um carneiro e os outros